efeito-sombra

Efeito sombra: porque os nossos monstros não vivem de baixo da cama mas dentro da mente.

“Os monstros não dormem de baixo da sua cama,
eles dormem bem dentro da sua mente”

Deixo a indicação deste documentário – “EFEITO SOMBRA” –  inspirado pelo livro de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson. “O Efeito Sombra” tem como tema principal o conflito entre quem somos e quem queremos ser, conflito que cada ser humano convive dentro de si. Aborda também a questão da Dualidade que vivenciamos na atual realidade, seja no mundo interno ou externo. Essa dança entre os opostos é necessária para existir qualquer tipo de interação e compreensão, pois se não há escuridão como podemos distinguir a luz? Se não há frio, como podemos dizer que algo é quente?

Carl Jung fez uma observação interessante sobre esse fato: “Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem uma medida de escuridão, e a palavra ‘feliz’ perderia seu significado se não fosse equilibrada pela ‘tristeza’. É muito melhor aceitar as coisas como elas vêm, com a paciência e serenidade”.

O que é a Sombra? A Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. Todos nós temos um lado obscuro. É aquele sentimento escondido de todos, e aquele desvio de comportamento que uma pessoa considerada “boazinha” possui. É o desejo de se entregar ao vício, de explodir, de brigar. É toda a energia que tentamos não ter. Porém a Sombra é parte nossa, e por ser algo bom, mas escondida e excluída, pode transformar-se em maus pensamentos. Mas descoberta e compreendida, a Sombra nos levará ao caminho da plenitude! Sairemos da ilusão de que nossa obscuridade nos dominará e, em vez disso, veremos o mundo sob uma nova luz, uma nova perspectiva. A empatia que descobrimos por nós mesmos dará ignição para nossa confiança e coragem à medida que abrirmos nosso coração a todos ao nosso redor. O poder que descobrimos nos ajudará a confrontar o medo que nos limitou e nos incitará a seguir adiante, rumo ao nosso mais alto potencial. Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma inteireza, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder.

Aceitar a sombra é entender que você possui esses defeitos e isso não é nada de mais, pois ter o “mal” não é o problema, o verdadeiro problema é o que se faz com isso. Quando não aceita a sua sombra cai na armadilha de ser dominado por ela e isso gera os problemas que nossa sociedade enfrenta. A isso damos o nome de EFEITO SOMBRA.